Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Dez clichês que você deve evitar para ter conversas mais inteligentes
Algumas expressões clichês podem encerrar debates saudáveis e te impedir de adquirir mais conhecimento.
Em um mundo cada vez mais polarizado, é comum que as conversas tomem rumos acalorados e se transformem em discussões acaloradas. A primeira reação pode ser tentar encerrar o debate e mudar de assunto. Mas e se essa conversa pudesse levar a novas reflexões de ambos os lados, caso os ânimos se acalmassem?
De acordo com especialistas, como psicólogos e linguistas, para ter conversas mais inteligentes, é preciso pensar menos no ego e na vitória dos seus argumentos, e eliminar os clichês que encerram o pensamento. São aquelas frases batidas, que não dizem muito, mas que servem para dar conclusão aos pensamentos.
Os clichês podem ser úteis em momentos desconfortáveis, mas também podem impedir conversas profundas e esclarecedoras (Foto: Thomas Barwick/Getty Images)
O termo ‘clichê de fim de pensamento’ foi cunhado em 1961 pelo autor e psicólogo Robert Jay Lifton no livro “Thought Reform and the Psychology of Totalism” (Reforma do Pensamento e a Psicologia do Totalitarismo, em tradução livre). São frases curtas, simpáticas, que não são mentirosas ou falsas, mas que impedem as pessoas de pensarem mais profundamente sobre assuntos importantes e passam um clima de positividade tóxica.
Provavelmente você ouve – e usa – algumas dessas expressões diariamente. Elas são úteis em momentos desconfortáveis, mas também nos impedem de ter debates que podem nos trazer novos pontos de vista.
Destacamos 10, dentre uma centena de frases clichês.
“É o que é.”
“Poderia ser pior.”
“O tempo cura tudo.”
“Alguém está sofrendo mais do que você.”
“O que não mata fortalece.”
“Depois da tempestade vem a bonança.”
“Isso também vai passar.”
“É tudo uma questão de equilíbrio.”
“Tente ver pelo lado bom.”
“Amanhã é um novo dia.”
Não há nada de errado em dizer essas frases. Não é ofensivo usá-las durante as conversas. E, em alguns momentos, dizer “vamos concordar em discordar” é importante para manter um clima mais ameno.
Mas muitas vezes, esses clichês são usados para evitar conversas difíceis e desafiadoras, como um sinal de conformidade, o que pode impedir você de receber novos conhecimentos.
As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.
Posts Relacionados
Nenhum post encontrado!