Address
304 North Cardinal
St. Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM

Estratégias para lidar com pessoas tóxicas

Estratégias para lidar com pessoas tóxicas

5 estratégias para lidar com pessoas tóxicas. Especialista cita dicas que podem ajudar quando alguma pessoa tóxica cruzar o seu caminho Não há como escapar.

Em algum momento da vida, você terá que lidar com pessoas tóxicas, seja no âmbito familiar, de amizade ou de trabalho. É particularmente difícil quando esses indivíduos fazem exigências incessantes, esgotando nosso tempo, energia e paciência. Dizer não a uma pessoa tóxica pode levar a mais exigências e acusações. Mas será que há alguma maneira de tornar menos dolorosa a tarefa de conviver com esses indivíduos difíceis? Para o terapeuta familiar e autor Jason Whiting, a resposta é sim.

Como mostra um artigo do Inc., Whiting escreveu um post para o site Psychology Today, no qual oferece alguns conselhos práticos para lidar com pessoas tóxicas em seu ambiente de trabalho e em sua vida. Veja a seguir:

Jogue para ganhar tempo

Ao ser pressionado por uma pessoa tóxica para fazer algo que você não tem certeza se quer ou deve fazer, uma possibilidade é adiar a resposta. Dizer que vai verificar sua agenda ou conversar com seu parceiro antes de dar uma resposta final são opções para ganhar tempo. Se preferir não adiar, uma alternativa possível é dizer: “Sinto muito, mas como não tenho certeza e você realmente precisa de uma resposta agora, vou ter que dizer não.” O especialista destaca que essa abordagem de adiar a resposta pode ser utilizada em qualquer situação em que você tenha dúvidas se quer ou não atender a um pedido.

Defina uma política

Assim como grandes empresas e marcas possuem suas políticas próprias, você também pode criar a sua, indica o especialista. Defina as regras de quando vai marcar seus compromissos ou qualquer outra coisa. Quando se tem isso claro, é mais fácil dizer não. A ideia é que essas políticas estabeleçam limites sobre até que ponto você está disposto a ir, tanto na vida pessoal como na profissional.

Considere os motivos

Whiting indica que pode ser útil se questionar sobre as motivações do outro, assim como as suas. Pare e tente analisar o que a outra pessoa quer com essa situação. Anote as respostas. Pessoas manipuladoras podem fazer você se sentir responsável por resolver todos os problemas, então, olhar sob perspectiva é importante. Tendo mapeado as intenções, é mais fácil decidir se a solicitação é realmente razoável ou não.

Direito à pergunta

Embora todo mundo possua um senso inato de justiça, nem todo mundo concorda sobre o que é e o que não é justo. Considerando que as pessoas tóxicas geralmente acham que merecem mais do que os outros – e, por isso, logo se sentem maltratadas se as coisas não saírem como queriam -, o especialista recomenda que você se pergunte se as expectativas dela são, de fato, razoáveis.

Coloque-se no lugar de um amigo

Por último, Whiting afirma que as pessoas geralmente são mais objetivas quando estão lidando com uma situação tóxica que aconteceu com um amigo, e não com elas mesmas. Ele sugere fazer um exercício de imaginação e visualizar a situação como se não fosse você o personagem principal. Pense em quais conselhos você daria a um amigo nessa situação e considere se não seria apropriado segui-los você mesmo.

As informações contidas aqui são utilizadas apenas para fins informativos gerais. Os dados nutricionais e as declarações desta página são projetados somente para fins educacionais e de pesquisa, e não podem substituir o acompanhamento nutricional de um profissional. Se você tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua alimentação ou problemas de saúde, consulte seu médico ou um nutricionista.

Posts Relacionados

Nenhum post encontrado!